sábado, 11 de junho de 2011

Tudo que você queria saber saber o pneu da sua moto

Os pneus da sua Moto merecem uma atenção muito especial. São eles quem garantem grande parte da sua segurança. Motos só tem duas rodas, portanto, ambas devem estar em condições excelentes de uso, pois qualquer problema fatalmente causará um tombo.


O passo mais simples é a calibragem dos pneus. Ela influencia muito a condução da moto. Normalmente no manual do proprietário o fabricante informa qual a calibragem correta dos pneus para andar sozinho e para andar com garupa, mas este número normalmente é genérico e não se aplica a todas as situações.

Por exemplo: Se você vai andar em estradas de barro, (use uma moto Off-road, ok?), a calibragem dos pneus deve ser bem baixa, na casa de 15 lbs. Nestes casos, o pneu fica até com a aparência de murcho, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de solo. Em alguns casos deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas daí se faz necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia dela. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária.

Por outro lado, para longas viagens em rodovias asfaltadas, a pressão dos pneus deve estar bem alta, na casa das 35 lbs. Quanto mais cheio o pneu estiver, menos esforço o motor terá de fazer para empurrar a moto, consequentemente, maior será a economia de combustível e a velocidade. Mas atenção, pneus muito cheios tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto.

Deve-se ter atenção especial ao desgaste dos pneus. A durabilidade do pneu vai depender da forma de conduzir a moto e da moto propriamente dita. Pode-se esperar que em uma moto 125 o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto em uma superesportiva pode durar menos de 5 mil km. Quanto maior a potência do motor, maior a chance do pneu de desgastar mais rápido, vai depender da forma como o piloto sai com a moto (arrancada), freia com a moto e faz curvas: quanto mais rápido, mais desgaste.

Os pneus das motos maiores são mais caros. Um casal de bons pneus de uma 125cc custa na faixa de 200 reais, enquanto para as superesportivas ultrapassam os 1000 reais tranquilamente.

Existem marcas de pneus mais baratas, mas que não tem a mesma aderência e você deve tomar cuidado ao comprar esse tipo de pneu.

A medida que os pneus vão sendo usados, eles tendem a ficar “quadrados”, que é quando a banda central do pneu se desgasta mais que as bordas. Esse efeito normalmente causa um desconforto na pilotagem, pois a moto tende a querer sempre ficar “de pé”, dificultando um pouco as curvas. Em alguns casos extremos, a segurança fica afetada, pois existe um degrau entre a parte central e as laterais do pneu, então é melhor trocar o pneu quando começar a perceber isso.

Acredite: Consertar o estrago de um tombo é muito mais caro do que um casal de pneus bons.

Na hora da compra
Ao escolher pneus novos para sua moto, é importante ficar atento às especificações técnicas para saber se estão de acordo com os requisitos do equipamento de duas rodas, o tipo de terreno e a forma de utilização. Existem os compostos mais duros, que sofrem menos com o desgaste; e os mais macios, que oferecem maior aderência. Procure escolher aquele mais adequado às suas necessidades para não ter nenhuma dor de cabeça no futuro.

Uma dúvida comum entre os motociclistas na hora da compra é não saber interpretar os pequenos números dispostos na lateral de cada pneu. Lá estão descritos os códigos com as principais características estruturais do composto e suas limitações de uso.

Em um pneu com medida 150/70 17 69H, por exemplo, temos no primeiro número (150) a largura da banda de rodagem em milímetros, e logo após a indicação de sua altura lateral (70) expressa em porcentagem. No caso, esse pneumático tem 150 mm de largura e 105 mm de altura.

Na seqüência, vem a medida do aro (17 polegadas) e mais adiante (69) o índice de capacidade de carga (325 kg). Por último está o código de limite de velocidade (“H” = 210 km/h, neste caso). Vale lembrar que essas medidas geralmente variam entre marcas e modelos. Em caso de dúvidas consulte o manual do proprietário de sua motocicleta e veja as indicações do fabricante. Para sua segurança, respeite essas limitações.

Outra dica importante é fugir dos pneus remodelados. O preço é atraente, mas sua qualidade ainda é duvidosa e já teve seu uso proibido pelos órgãos de trânsito. Não se engane. Prefira os novos e de marcas mais conhecidas do mercado. Opções são o que não faltam.

Reparos
Hoje em dia existem dezenas de produtos tidos como “milagrosos” que prometem resolver pequenos furos e vazamentos. Apesar de tentadores, os chamados “tapa-buracos” servem apenas como uma solução paliativa do problema. Durante as viagens pode ser uma boa opção carregá-los por serem ótimos “quebra-galhos”. No entanto, rode poucos quilômetros após sua aplicação.

No caso de furos em pneus com câmara, nunca faça o reparo. A melhor alternativa é trocar a câmara e pedir para que um especialista inspecione os aros em busca de possíveis danos à sua carcaça. Caso o reparo tenha que ser feito na hora, evite utilizar ferramentas pontiagudas ou cortantes para tirar o pneu do aro. Sem perceber, você pode danificar a estrutura e provocar futuros vazamentos.

Os fabricantes alertam também para o fato de alguns pneus terem uma indicação pintada em sua lateral. Esses pequenos pontos mostram exatamente onde o pneu é mais leve em sua estrutura. Quando estiver fazendo a reposição, procure posicionar esta parte próxima à válvula de ar para não prejudicar o desbalanceamento. Outro ponto interessante é sempre que trocar um composto velho por um novo, substitua também a câmara. Invista em sua segurança.

Manutenção
Os compostos utilizados nos pneus para motos são diferentes dos usados em automóveis. Nas motocicletas, eles são mais macios e fabricados com uma camada mais fina de borracha. Em outras palavras são mais sensíveis, e, conseqüentemente, sofrem mais com o desgaste. Neste caso, a atenção do motociclista com a manutenção deve ser redobrada.

A média de vida de um pneu está na casa dos 15.000 km. No entanto, alguns fatores como tipo do desenho, tipo da pista, condições atmosféricas, características da motocicleta e estilo de pilotagem podem aumentar ou diminuir sua vida útil. Fique atento para o desgaste excessivo ou desalinhado na banda de rodagem. Na dúvida, peça para um profissional realizar o alinhamento das rodas.

Verifique a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana e respeite os valores indicados pelo manual do proprietário. Vale lembrar que a alteração de qualquer componente da roda ou pneu que não esteja de acordo com as indicações fornecidas pelo fabricante, ou mesmo a utilização de produtos com especificações diferentes (rodas e pneus com medidas distintas, por exemplo) pode resultar em uma grande dor de cabeça para o motociclista. Problemas com o consumo exagerado de combustível, falta de aderência e o desbalanceamento do conjunto (trepidação) são os mais comuns.

Antes de sair de casa, procure por bolhas ou pequenas deformações de estrutura. Pneu careca deve ser trocado, sempre! Para saber até onde se pode rodar com segurança, procure pela sigla TWI (Tread Wear Indicator, que significa marca indicadora de desgaste dos sulcos) na lateral do pneu. O TWI mostra onde estão os filetes de borracha entre os sulcos, que servem como referência do limite de uso. Pode-se também levar como base a profundidade dos sulcos, pela legislação brasileira não pode ser inferior a 1,0 mm em motos.

Na chuva, os sulcos são de vital importância, pois têm o papel de fazer o escoamento da água, evitando assim o efeito aquaplanagem. Por último, nunca passe nenhum produto para deixar brilho na borracha. Estes são feitos à base de óleos e ceras que podem escorrer para a banda de rodagem e provocar uma queda.

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