sábado, 6 de abril de 2013

Como fazer de Penedo-AL um destino turístico nacional mais competitivo?

Imagem
A cidade alagoana de Penedo reúne atrações turísticas culturais, diante de sua rica história, e naturais, devido a sua posição geográfica privilegiada às margens do Rio São Francisco.
Se não está ao lado de um grande centro (como Olinda está de Recife), Penedo está situada entre duas duas capitais estaduais (Maceió, com 1 mihão de habitantes, e Aracaju, com 600 mil), há menos de 2 horas de carro de cada uma. É certo que a construção de uma ponte entre Alagoas e Sergipe em Penedo ajudaria bastante o acesso a mencionada cidade, principalmente para os que chegam vindo de Sergipe. Com a duplicação da BR-101, até mesmo Recife e Salvador estarão há menos de 5 horas de Penedo.
Imagem
Imagem
Em relação à exploração turística de Penedo, as duas grandes vocações da cidade devem ser melhor planejadas: o turismo ecológico e o turismo cultural.
Em relação ao primeiro segmento, vê-se que as excursões que saem de Maceió  em geral têm como mais foco as praias, sejam as do litoral sul, como as do litoral norte.
Há também excursões bate-e-volta de 1 dia à Foz do Rio São Francisco, passeio de barco feito a partir de Piaçabuçu, última cidade antes da foz. Por sua vez, os turistas que chegam à Aracaju fazem dois tipos de passeios no Rio São Francisco: à Foz e aos Canyons, mas não incluem Penedo em seu roteiro.
Imagem
Imagem
O rio São Francisco, por si só, já seria uma grande atração para captação de mais turistas para cidade. Certamente, em todo o seu curso, de Minas Gerais até sua foz, não há cidade  em seu percurso tão charmosa como Penedo. Já há passeios de catamarã saindo de Penedo com destino à Foz do Rio São Francisco, que está a mais ou menos 40 quilômetros da cidade. Entretanto, poderia haver uma oferta maior ou mesmo uma atuação  conjunta com a Prefeitura de Piaçabuçu, a fim de que os dois municípios atuassem de forma harmoniosa.
Também há outros passeios para visita a recantos de beleza natural, como as Praia do Peba e do Pontal do Peba, também em Piaçabuçu. São praias com dunas gigantescas (as únicas de Alagoas) e com arrecifes de corais.
Imagem
Imagem
Outra atração natural da região de Penedo é a Várzea da Marituba, que é o Pantanal alagoano. Agências de ecoturismo poderiam manter uma base em Penedo e realizar diversos passeios na região. Segundo o Guia Quatro Rodas 2013, em Penedo e região próxima, existem passeios de barco e de bugue para a Foz e passeio nas Dunas Douradas, com até 40 metros de altura (elas podem ser descidas de “esquibunda” e “esquipança”).
Imagem
Em relação às atrações culturais de Penedo, poderíamos inicialmente destacar a realização de alguns eventos marcantes, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorre em janeiro (há profissão de barcos). Há uma boa quantidade de público, mas a oferta de alojamento da cidade é pequena, o que impede o aumento da estrutura da festa.
Por falar em hospedagem, a cidade poderia investir em pousadas de charme no centro histórico da cidade, como ocorre em Outro Preto, Tiradentes, Paraty, etc. Estas pousadas teriam quartos de alto padrão de qualidade, assim como restaurantes de primeira. A cidade tem inúmeros casarões e sobrados que poderiam abrigar estas pousadas.
Também poderia haver mais investimento e divulgação do Carnaval de Penedo, que poderia ser ampliado, já que tem tudo para ser uma ótima opção, tal qual Olinda e Ouro Preto.
Imagem
Em relação aos equipamentos culturais, a cidade goza de alguns museus, como o do Paço Imperial e a Casa de Penedo. Há também os prédios da Prefeitura de Penedo e da Casa da Aposentadoria, que estão restaurados.
Imagem
Destacaria ainda o Forte da Rocheira (que remonta a origem holandesa da cidade) e o Teatro Sete de Setembro, o primeiro de Alagoas.
Imagem
Imagem
Outro evento que poderia voltar a ocorrer na cidade é o Festival de Cinema, que fez muito sucesso nas décadas de 70/80. Ele ocorria no imponente do Hotel São Francisco.
Imagem
Evidentemente, a grande atração cultural da cidade de Penedo é seu casario colonial, um dos melhores do país. São igrejas, sobrados, prédios públicos, dentre outros equipamentos de altíssimo valor histórico, artístico e arquitetônico.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
A divulgação do potencial de Penedo tem que ser mais intensa: chegar aos turistas que visitam especialmente Maceió e Aracaju. Também deve haver divulgação nas revistas especializadas em turismo. O público alagoano também tem que ser instigado a visitar Penedo e lá se hospedar. A infraestrutura turística da cidade é razoável, mas tem que melhorar, especialmente no tocante à hospedagem, serviços (restaurantes e agências de viagem), e restauração de alguns pontos turísticos e criação de novos passeios. A linda cidade de Penedo, chamada de Ouro Preto do Nordeste ou Cidade dos Sobrados, merece ser melhor conhecida pelos brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário