quinta-feira, 26 de agosto de 2010

curiosidade: Veículo elétrico que consegue rodar por mais de uma hora com acima dos 90 km/h


Se você possui 10.000 dólares e está disposto a contribuir com o meio ambiente pode comprar esta Zero S, uma moto elétrica que estará a venda a partir de Maio na Espanha. Esta é uma moto é impulsionada por um motor elétrico com escovas e de campo magnético permanente que produz 31 cv de potência e torque de 8,65 kgf.m. A bateria de Ión Lítio é suficiente para manter a velocidade de 96,6 km/h durante 97 km, ou seja, é possível ter a autonomia de uma hora rodando nesta velocidade. A carga total da bateria acontece em quatro horas.

Contudo, os veículos elétricos até hoje não possuem tecnologia que permita carga total rápida e que possa entregar toda a potência de uma só vez, como acontece com os motores a combustão onde toda a energia está disposta quase todo instante. Hoje, a tecnologia das motos elétricas ainda é limitada. Motores sem escovas, que possuem maior vida útil e menor manutenção, e variadores capazes de controlar muitos amperes sem problemas levará tempo para que sejam oferecidos em grande escala e, consequentemente, com preço acessível no mercado.

Por ser um veículo com ciclística supermotard, as suspensões oferecem bastante curso, com 203 mm na dianteira e 229 mm na traseira. Os freios são a disco e os pneus são largos com 110/70 na dianteira e 140/17 na traseira, ambas em aro 16. O peso total de 102,1 kg insinuam que se trata de uma motocicleta ágil para o dia a dia

Infelizmente o preço é proibitivo pois esta quantia é suficiente para se adquirir muitas outras motos com melhor desempenho e design mais bonito. Contudo este é o preço a se pagar pelas exclusividade de se ter um veículo elétrico. Isso sem contar que o meio ambiente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário