segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sofisticação e conforto numa autêntica custom



Desempenho mais suave e progressivo, bem como uma pilotagem confortável. Assim pode ser definida a nova Honda Shadow 750. Representante da categoria Custom chega com cores e grafismos mais sofisticados e arrojados.

Consagrada entre o público que valoriza liberdade com estilo, a Shadow 750 proporciona emoção na pilotagem e prioriza ainda mais o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Tudo isso graças aos novos pedais de câmbio e de freio, além das pedaleiras em formato de plataforma. A posição de pilotagem também foi alterada devido ao novo guidão, garantindo uma viagem de longo percurso muito mais prazerosa.
Mas as inovações não param por aí. A tecnologia Honda é vista no moderno sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que já atende a terceira fase da norma brasileira PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que entrará em vigor em janeiro de 2009.

Estilo sofisticado
O visual da Shadow 750 está diretamente ligado ao conforto, além de reforçar o conceito “Classic Custom”. Projetada para oferecer comodidade ao piloto e ao garupa, suas linhas são envolventes e conta com um grande número de componentes cromados, que aliam elegância e sofisticação.

O destaque fica por conta de suas cores e grafismos, onde cada modelo possui estilo único e atrativo para os consumidores que desejam uma motocicleta diferenciada, a começar pela tradicional preta com emblemas tribais no tanque e no pára-lama dianteiro. O objetivo é transmitir força e presença, ideal para quem busca valorização.

Já o cinza metálico chama a atenção para o estilo “retro-cruiser”, incorporando grafismos com emblema 3D cromado com faixas nos pára- lamas dianteiro e traseiro. Dotada de linhas marcantes e joviais, a Shadow 750 azul metálica apresenta grafismos inspirados no estilo “flame”, aplicados no pára-lama e no tanque.

Na frente, a motocicleta possui conjunto óptico de forma tradicional, com farol de refletores multifocais, lentes transparentes e lâmpada halógena 60/55W. Na traseira, a lanterna e os piscas oferecem ampla capacidade de iluminação.

Para compor a estrutura da motocicleta, a posição da pilotagem foi alterada, melhorando no conforto em longas viagens e facilitando a maneabilidade em uso urbano. Agora o guidão está 17mm mais alto e 15mm à frente, permitindo que os braços não fiquem tão flexionados. Além de contar com novos suportes reguláveis e com coxins fixos para amenizar as vibrações.

As mudanças também são notadas nas pedaleiras, tipo plataforma e com apoio total dos pés. Com base de alumínio e piso de borracha, a estrutura é mais confortável e evita que o calcanhar do piloto raspe no chão. O pedal do câmbio tem duplo acionamento (frontal e traseiro) e o engate é mais fácil e macio, devido a alavanca ser maior. Já o pedal do freio, também revestido de borracha, é mais rígido e facilita a frenagem com menor esforço.

O assento em dois níveis, com altura de 660 mm, contribui para a fácil pilotagem e controle da motocicleta. Além disso, a relação entre comprimento x largura x altura foi alterada e é agora de 2.503 mm x 920 mm x 1.125 mm.

O painel de instrumentos foi modificado para reforçar ainda mais o estilo “Classic Custom” da Shadow 750. Integrado com o tanque de combustível, é possível fazer a leitura do velocímetro, luz indicadora do neutro, pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento, injeção eletrônica e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Além disso, as luzes indicadoras de reserva de combustível, sinalizadores de direção e farol alto estão localizadas na mesa superior da motocicleta.

Um dos elementos mais marcantes da Shadow 750 é o novo escapamento duplo (tipo 2x2), que possui sensor de oxigênio (que auxilia o módulo ECM na correção da mistura ar/combustível antes da combustão) e sistema de catalisador interno para cada peça. Com um visual de uma autêntica custom, suas ponteiras estão mais curtas, resultando em um som mais envolvente e realçando as batidas e as pulsações do motor.

Motor: desempenho mais suave e progressivo

Toda a resistência, robustez, baixa manutenção e força da Shadow 750 estão no motor OHC (Over Head Camshaft), de 745 cm3, quatro tempos, dois cilindros em “V” de 52º e arrefecimento a líquido. Com esses atributos, é possível sentir a imponência e força do motor, associada ao prazer em viagens e passeios
Gerando potência máxima de 45,5 cv a 5.500 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 3.500 rpm, o modelo é ideal para encarar longas viagens com desempenho suficiente em ultrapassagens seguras nas estradas. Qualidades que atraem os amantes do estilo custom e que buscam mais comodidade do que velocidade.

Além disso, possui câmbio de cinco velocidades, que associado ao elevado torque do motor, não requer trocas constantes das marchas. A transmissão por eixo cardã proporciona respostas imediatas com maior eficiência, manutenção mínima e conforto, devido à ausência de ruídos mecânicos e vibração do conjunto.
A Shadow 750 traz um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido pela Honda: o PGM-FI. O recurso assegura um consumo menor, além de minimizar a emissão de gases poluentes, devido ao conjunto com sensores de oxigênio e catalisadores. O mecanismo é responsável, ainda, por dar respostas rápidas e lineares ao comando do acelerador, bem como em baixas e médias rotações. Dessa maneira, a motocicleta está em conformidade com a norma brasileira PROMOT 3, prevista para entrar em vigor no País a partir de janeiro de 2009.

O chassi é do tipo berço duplo de aço e assegura elevada resistência a torções, com melhor dirigibilidade. A suspensão dianteira telescópica, com curso de 117 mm, e a traseira duplo-amortecida, com cinco posições de ajuste da tensão da mola, oferecem comodidade no uso com garupa, sendo que as mesmas possuem capas cromadas que reforçam a robustez e sofisticação do modelo.

O tanque de combustível, em forma de gota, tem capacidade para 14,4 litros, incluindo 3,2 litros de reserva. A tampa cromada do filtro de ar realça o conjunto e dá destaque ao motor. A bateria selada de 12V – 11,2 Ah dispensa manutenção.

Segurança e facilidade na pilotagem

A Shadow é equipada com freio a disco na dianteira, com cáliper de duplo pistão e diâmetro de 296 mm, que teve o posicionamento alterado para o lado direito, dando mais equilíbrio aerodinâmico. Na traseira o sistema é a tambor, com disco de 180 mm, responsável por frenagens progressivas, seguras e eficientes.
Além disso, a motocicleta dispõe de pneus largos, que garantem segurança para todo o conjunto e estabilidade tanto em retas quanto em curvas. As rodas dianteira de 17’’ e traseira de 15’’ recebem pneus 120/90 – 17 M/C 64S e 160/80 – 15 M/C 74S, respectivamente.

Um dos itens de segurança que equipam o modelo é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um componente imobilizador de proteção contra furto. Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. A tecnologia é considerada um dos grandes diferencias da Honda.

Liberdade com estilo

A apresentação da Shadow 750, modelo 2009, é resultado de uma história de sucesso. Tudo porque a motocicleta é o sonho de consumo dos amantes por pilotagem prazerosa, que desejam conforto e sofisticação.

A Honda incorporou a moto no seu line-up, em 2005, iniciando a produção na fábrica de Manaus (AM) por meio de PPB (Processo Produtivo Básico). Desde o seu lançamento até 2007, foram comercializadas 5.942 unidades mantendo a liderança absoluta em sua categoria e atraindo cada vez mais consumidores que buscam o lazer nos finais de semana. Só nos últimos 12 meses, o volume de emplacamento da Shadow foi de 40% maior em relação aos modelos da categoria custom existentes no mercado.

Com todas essas inovações tecnológicas, a Shadow 750, modelo 2009, mantém o seu valor e tem preço púbico sugerido de R$ 29.980,00, com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. Disponível nas cores preta, azul metálica e cinza metálica, o modelo tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem.

Jornalista Responsável: Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150)

Nenhum comentário:

Postar um comentário