quinta-feira, 14 de julho de 2011

Professor (e motociclista) de Patos dá aulas de capoeira em Paris

O professor de capoeira Gilberlan Vieira, conhecido como Mestre Balu, incentivador da capoeira em Patos e região, criador do grupo Raça Nova, esteve recentemente em Paris, onde passou 15 dias ensinando aos franceses essa expressão corporal que mistura esporte com música. “Capoeira é esporte e arte ao mesmo tempo”, diz ele.

Mestre Balu mora no bairro Monte Castelo e para viver faz um pouco de tudo: professor de capoeira, costureiro, pedreiro, artesão, cabeleireiro, dentre outras atividades que ele desempenha com desenvoltura. Recentemente ele gravou algumas músicas só com temas da capoeira. “São músicas de capoeira que eu mesmo compus e que só meus amigos conhecem, felizmente”, brinca ele.

Balu foi levado à França pela Mestra Joagnes, uma francesa que se apaixonou por essa arte marcial brasileira e se esforça para fortalecer a capoeira na França, através de intercâmbios culturais entre os dois países.  “Aqui em Patos e região encontro muita dificuldade, às vezes até quero desanimar, mas aí uma francesa se interessa pelo meu trabalho e me sinto valorizado de uma forma como nunca me senti antes”, diz ele.

O Mestre Balu disse que com as dificuldades que enfrenta jamais esperava poder um dia ir à Paris: “Passei 15 dias na França, fui remunerado pelas minhas aulas, me deram hospitalidade e espero que as autoridades locais, ao verem estrangeiros valorizando nossa atividade, passem a nos dar mais atenção e apoio”, disse o professor.  

Balu, que tem se destacado na capoeira em Patos, é irmão de Bervan Vieira, destacado cantor e músico que vem fazendo sucesso em Patos e região como vocalista do Telengotengo. O mestre e tambem motociclista e representa os "Bruguelos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário