sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cuidados ao comprar motos usadas

1. De uma boa olhada no chassis. Peça para alguém de sua confiança ir com você (um mecânico é até melhor, se você não entende do riscado). Afaste-se uns 5 metros para a frente da moto. com ela na posição vertical e guidon virado para frente, observe se a linha vertical central da roda dianteira coincide com a linha vertical central da roda traseira. É difícil avaliar isso, por isso, uma distância de 10 metros é um pouco melhor do que os 5 metros. Faça isso olhando pela frente e por trás da moto. Mas olhe fixamente por vários segundos. è importante que haja uma pessoa de porte médio à pesado sentada na moto durante esta verificação.

2. Outra verificação, é colocar a moto no descanso central. Verifique a rodagem da roda traseira. Ela deve ser livre e sem oscilações (caixa de marcha em ponto morto, é claro), em ritimo constantemente regressivo (vai parando aos poucos com regularidade) e sem deformações de empenamento axial ou radial). O mesmo deve ser feito com a roda dianteira.

3. Também observe a folga da corrente de transmissão. Se a regulagem dela está perto do meio ou mais para frente e a corrente tem uma folga de mais de 3 cm (30mm) a folga deve ser regulada para que a verdade do desgaste dessa relação venha à tona. Tem gente que tenta enganar o possível comprador colocando o eixo da roda trazeira mais à frente e alega que ainda tem muito “espaço” para folgar como se a relação ainda tivesse muita vida útil pela frente.

4. Observe o desgaste dos pneus. Se o desgaste não for maior na parte exatamente central à banda de rodagem (se for mais de um lado do que de outro), isto é indício de quadro ou suspensão empenada. Se a moto é antiga e está com pneus novinhos, desconfie, pois pode ser que o dono trocou os pneus justamente para ocultar esse desgaste irregular e dizer que está lhe entregando uma moto com pneus novos como vantagem. O desgaste deve ser uniforme e central tanto na roda dianteira quanto traseira.

5. Sente na moto. Gire o guidon de um batente ao outro e tente sentir se ela gira livremente e suavemente (sem “calos”, ressaltos ou rangidos). Também force um pouco a direção para frente e para trás para verificar folga excessiva na caixa de direção. Faça o mesmo para cima e para baixo e para os lados sem girar o guidon.

6. Olhe as laterais de punho, manetes, retrovisores, escapamentos, pedaleiras, tampas do motor, amortecedores, etc. Procure por sinais de arranhões. Isso geralmente indica tombo.

7. Peça para retirar o banco da moto e verifique o estado do chicote. Se tiver muitas emendas ou “buracos” fique atento.

8. Procure, no quadro da moto por sinais de soldas recentes que não são as de fábrica. Se a moto é relativamente antiga e a pintura do quadro está ainda novinha, desconfie.

9. Se a moto tem pintura personalizada, desconfie. Se o estado da pintura (muito novinha) for incompativel com a idade da moto (mais antiga), desconfie.

10. Peça para ligar a moto. Preste atenção em barulhos no motor tanto em marcha lenta quanto em giros médios. Em geral, os maiores defeitos de motores aparecem nestes regimes de rotação. Aproveite e veja se o motor não está fumando (queimando óleo, soltando uma fumaça branco azulada com forte odor pelo escapamento). Fumaça negra pode ser mistura rica apenas (coisa fácil de acertar).

11. Verifique o funcionamento de faróis, sinaleiras (setas), luzes de freio e buzina.

12. Veja o estado de conservação do banco e o aspecto geral da moto. Isso pode revelar tanto a idade real da moto (km) quanto o cuidado que o dono dispensa à mesma.

13. Verifique o estado da enraiação (rodas raiadas) ou aro (roda de liga). Se tiverem mossas, socos, empenamentos, ferrugem ou estiverem com a pintura muito recente, desconfie.

14. Mas em fim, o mais importante mesmo é verificar se o quadro da moto está integro, alinhado, sem empenos. Se isso estiver bom, qualquer outra peça é substituível e você volta a ter uma moto segura e confiável. Se o quadro não está alinhado e integro, você pode trocar qualquer peça que você nunca terá uma moto boa. Isso vai virar pesadêlo, dor de cabeça e outras coisas mais.

Fonte: Fórum Pequenas Notáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário