quarta-feira, 18 de abril de 2012

Anos Dourados



 Atualmente, motociclistas estradeiros podem dar volta ao mundo com relativa facilidade. Acontece, todavia, que muitos deles esquecem terem sido os veteranos pioneiros que criaram e os incentivaram trilhar essa maravilhosa modalidade esportiva que induz conhecer novas terras; outras pessoas; diferentes costumes regionais e até internacionais, esta última, porém, exclusiva para alguns privilegiados.
O que antes era feito pelos veteranos através de estradas hostis, de terra e desertas, hoje em dia várias gerações vêm sendo até abençoadas com estradas asfaltadas, sinalizadas, povoadas, levando apenas consigo além das suas novas, equipadas e possantes motos, uma parafernália de aparelhos tais, como celular, GPS, Laptop e por aí afora. Isso sem se falar nos cartões bancários e de crédito que permitem comprar, movimentar e sacar quantias quando e onde quer que esteja o viajante, seja ele de que cidade, estado ou país for.

Então... um viva para a tecnologia da informática!
Será oportuno também lembrar, a dificuldade que havia para encontrar postos de gasolina e oficinas; cidades ou até mesmo simples povoados; locais onde comer e beber; inclusive abrigos para dormir com um pouco de conforto e segurança contra intempéries, insetos e animais.

Outrora, localizar um aparelho telefônico em viagens através das estradas era algo extremamente difícil e muitas das vezes até impossível. E se pensam que após conseguir localizar um aparelho a aventura acabou por aí, estão muito enganados porque, localizado um aparelho numa cidadezinha qualquer, havia a etapa seguinte para conseguir uma linha. Linha essa que demorava muito a surgir, e isso quando dava sorte da Cia. Telefônica Brasileira (CTB) estar funcionando.

Na época havia também em raros locais aparelhos telefônicos mais antigos ainda , os quais eram ativados por magnetos. Para utilizá-los era necessário girar com rapidez uma pequena manivela, que após acionada ativava um magneto embutido no aparelho, provocando energia; Essa energia fazia determinada lâmpada acender no painel da empresa telefônica; A telefonista de plantão via, atendia, e a pessoa interessada na ligação dizia com que número queria contato; Após isto ficava esperando até a telefonista completar a ligação; Então, após ligação estar completada ela era finalmente transferida para o interessado.

Simples, não?

E o Bancos? Com eles a coisa também não era fácilporque cheques não eram aceitos em outros estados e até em municípios próximos por falta de tecnologia.

Transferência de valores através de linha telefônica? Como fazer isso depois das dificuldades antes apresentadas e estando em viagem por lugares desconhecidos?

Cartão bancário então nem pensar, porque não existia e nem se cogitava que um dia pudesse existir tal facilidade ou milagre.

Então, mediante tais empecilhos, o recurso era levar dinheiro em espécie. Mas fiquem tranquilos porque, para compensar essas e outras dificuldades, violência não existia, e nem a desmedida série de assaltos atualmente existente. Eram outros tempos. Tempos que muito embora pudesse haver dificuldade por um lado, mas por outro estava a segurança e prazeres hoje considerados inconcebíveis, tais como: namorar, mesmo que fosse nas estradas em razão de uma oportunidade ou acontecimento casual; conversar distraidamente com amigos e familiares nas ruas, fosse de dia ou mesmo na madrugada; deixar a motocicleta sozinha sem qualquer dispositivo de segurança; dormir ao relento quando achasse divertido, ou mesmo quando necessário.

Infelizmente, esses prazeres e até obrigações que nos "Anos Dourados"podiam ser feitos normalmente, acabaram-se, parecendo àqueles que não os conheceram, simples utopias de um mero e romântico visionário.
Mas, malgrado toda adversidade de outrora e as atuais, o espírito desafiador e aventureiro dos motociclistas de todas as gerações estão consolidados e são indestrutíveis!

Motociclistas Invencíveis
João Cruz -
j.v.cruz@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário