quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pau dos Ferros-RN


Pau dos Ferros é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Situa-se na microrregião homônima e mesorregião do Oeste Potiguar localizando-se a uma distância de quatrocentos quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 259,960 km², sendo que 1,9024 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2011 em 27 974 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo oitavo mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião, embora, pela polarização da cidade, passem pela sede do município cerca de 50 mil pessoas por dia.


A sede tem uma temperatura média anual de 27,3°C e na vegetação do município predomina a caatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 92,09% (2010), o município contava, em 2009, com 42 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,725, considerando como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Principal cidade da região Alto Oeste, Pau dos Ferros foi emancipada de Portalegre na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência a uma árvore que, pela sua grande dimensão, oferecia sombra e consequentemente um local para repouso dos vaqueiros que deram origem ao povoamento da região. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor de prestação de serviços, tendo o comércio como importante atividade econômica.


O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Clube Centenário Pauferrense, fundado em outubro de 1956. Pau dos Ferros é sede também de diversos eventos anuais, como a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (FINECAP), importante exposição cultural e econômica, além de possuir diversos pontos turísticos, como o Obelisco da Praça Monsenhor Caminha, construído em homenagem ao centenário de emancipação política.


Este ano teremos mais uma edição do Motoferros, evento motociclistico que já tem seu destaque dentro do RN gerando receitas e trazendo para o municipio motociclistas de quase todos os estados do Nordeste. O evento será realizado na praça de eventos Nossa Senhora da Conceição.


Organizador: Clube Pauferrense de Motociclistas
Contatos: Délio (84)8888.3907 | Jerrar (84)9978.8935 | Márcio (84)9403.1269
email : motoferros@gmail.com
Site: www.motoferros.blogspot.com 

Lennon – Motociclista Consciente
Currais Novos – RN
Revista Motoclubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário