sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dica número 5 – DESGASTE EXCESSIVO DOS PNEUS


Desgaste excessivo ou desgaste irregular é problema relativamente comum em motocicletas. Na maioria dos casos isto é resultado da falta de calibragem dos pneus.
Via de regra, pneus com a pressão acima do recomendado apresentam desgaste no centro da banda de rodagem. Pneus com calibragem abaixo do recomendado apresentam desgaste nas bordas. Em ambos os casos o equilíbrio e estabilidade da motocicleta estão comprometidos, portanto fica claro que sem contar o custo inerente a redução da vida útil do pneu. Por isso, CALIBRAGEM É ITEM DE SEGURANÇA.
O desgaste excessivo / irregular pode também ser resultado do estado e uso da motocicleta bem como estilo de pilotagem. Veja abaixo alguns itens relevantes:

• Pilotagem agressiva (curvas no limite, frenagens fortes), desgasta excessivamente os pneus.
• Motos com maior incidência de uso em trechos retos (estradas por exemplo), tendem a apresentar desgaste no centro do pneu, criando o chamado "pneu quadrado".
• Alinhamento do quadro – pode ocorrer em motos que já sofreram acidentes.
• Peso mal distribuído – como por exemplo uma caixa de ferramentas em um só alforje.
• Amortecedores danificados.
• Regulagem dos amortecedores – muitos amortecedores possuem regulagens nas molas e por pressão. Em ambos os casos os dois lados da moto devem ter o mesmo ajuste.
• Uso excessivo ou desbalanceado dos freios.
• Quanto maior a potência da moto, maior o desgaste do pneu traseiro devido a tendência de "emborrachar" nas arrancadas. Trails grandes também apresentam esta característica.
• O estado das rodovias pode contribuir para o desgaste irregular e causar danos.
• Fazer "RODINHA" não só causa desgaste no pneu traseiro, como pode causar danos no motor de sua moto, que não foi projetado para manter o alto giro e torque sem refrigeração, deixe isto para os profissionais.

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