terça-feira, 24 de maio de 2011

Conheça Pau dos Ferros-RN!!




Na província do Rio Grande do Norte, na zona oeste, uma trilha estava ficando conhecida dos vaqueiros e viajantes, porque ali dava melhor acesso até a província do Ceará. Esta trilha seguia um curso de água, que estava sempre cheio nos meses de janeiro à junho, época do inverno na região. Este rio mais tarde ficou conhecido por Rio Apodi. Essa região ficava entre duas grandes serras, tornando assim fácil de fazer longas caminhadas e aproveitar as pastagens nessa imensa planície. Às margens do Rio Apodi, umas árvores frondosas que para os viajantes tornaram-se parada obrigatória para alívio do calor e como ponto de atividade comercial, como vender e marcar gados.

Tudo por causa destas árvores, que nenhum historiador sabe dizer com precisão se era oiticica, cajazeira ou cajá. Ali eles podiam dormir, fazer seu comércio, vender ou trocar seus gados. Cada vez que um negócio era fechado eles marcavam nos troncos das árvores esses registros estranhos. Cada vez o tronco ficava marcado; se um negócio fosse marcado e não tivesse registro na árvore, podia até ficar um negócio duvidoso.

Meses após meses, a rotina era sempre a mesma. Mas, a virada veio por volta de 1763, precisamente no dia 09 de novembro o sr. Francisco Marçal, saqueou uma fazenda bem próxima aquelas árvores que tanto serviam de descanso para esses vaqueiros que cruzavam os sertões nordestinos até o litoral. Neste ano de 1763, foi concedido uma sesmaria ao Sr. Luiz da Rocha Pita e Dona Maria Joana e ao Sr. Simão da Fonseca e seus filhos. Todos esses senhores foram os pioneiros que se estabeleceram trabalharam duro e juntos construíram um núcleo de um pequeno povoado, alguns anos depois já havia bastante casas de taipas ao redor da pequena fazenda.

Logo a pequena povoação continuava a crescer e começava a se chamar Pau dos Ferros, nome tirado das árvores que serviam no abrigo para esses viajantes, que após longo descanso no dia quente, eles aproveitavam para marcar o gado, recém adquirido por meio de troca ou compra. No ano de 1756, no dia 19 de setembro, com o aumento da população, a pequena capela, ora fundada pelos religiosos na região, foi elevada a categoria de Matriz e recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, sendo assim, a primeira freguesia do alto-oeste-potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário