quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mídia Preconceituosa?

É revoltante a maneira preconceituosa que a mídia aborda qualquer assunto envolvendo motocicletas. Hoje pela manhã (terça - feira, dia 24/5/2011) no jornal da TV Globo (Bom Dia Brasil), noticiou-se que acidentes envolvendo motocicletas batia recorde em São Paulo. A repórter constatou que mais de 60% dos motoqueiros (motoqueiros, mesmo) vítimas dos acidentes não tinham habilitação ou estavam conduzindo a moto em estado de embriaguês.

Os entrevistados, ou seja, as "vítimas" de acidentes de motos, confirmaram as palavras da repórter, acrescentando - pasmem! -, que não mais pilotariam motos, pois elas eram "verdadeiras armas", que eram "muito perigosas". Ao comentar o tema, Alexandre Garcia disse que presenciou a "imprudência das motocicletas" e que viu várias delas ultrapassarem o redutor de velocidade além da velocidade permitida, entre uma faixa e outra, para fugirem da fiscalização.

Parece que estão tratando as motocicletas como se vidas próprias tivessem! Ora, não é a moto que é uma arma; não é a moto que ultrapassa o sinal vermelho ou comete qualquer outra infração. É óbvio que quem comete a infração não é a moto, é o piloto! O perigo está nas mãos de quem as conduzem, ou seja, de pessoas inabilitadas, sem o mínimo de conhecimento das leis de trânsito, e que muitas das vezes estão embriagadas, como constatado na reportagem em comento.

Por que não atacam a fonte dessa mazela proporcionando uma boa educação de trânsito àqueles que pretendem conduzir um veículo motorizado (moto ou carro)? Por que as "autoridades competentes" não fazem gestões perante as redes de farmácia ou lojas que se utilizam da sacrificada profissão de motoboy, para dar-lhes treinamento adequado de pilotagem? Por que a "mída" não aborda essa questão de forma racional? Não seria as motos uma solução para o trânsito congestionado? A quem interessa "denegrir" a imagem da motocicleta e do motociclista? Quem sabe a resposta?

A propósito, já perceberam que quando ocorre um assalto os jornais dizem logo: "bandidos conduzindo uma moto" ou "motoqueiros atiraram na vítima"? Mas, dificilmente você ouve falar: "bandidos conduzindo um carro" ou "motoristas atiram na vítima"!

Seria bom que a sociedade motociclista organizada (motoclubes, AMO's, etc) fizesse campanha de esclarecimento ao público sob o bom uso da motocicleta, pois, no fim, quem acaba sofrendo as conseqüências desse preconceito (por culpa de pessoas irresponsáveis, cujo número parece que cresce a cada dia) somos nós, os que procuram conduzir a moto da forma mais segura possível, dentro do que determina as regras de trânsito.

Um grande abraço,
Ridalvo Arruda
(João Pessoa - PB)
ridalvo.arruda@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário