quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lavando a corrente da moto


Materiais:
  • Uma garrafa de cachaça (quem quiser pode comprar 5 latinhas de cervejas).
  • limões.
  • 6 tijolos de 8 furos e dois "tarugos" de madeira com 20cm x 20cm por 5cm, para mais ou menos.
  • 500 ml de óleo diesel.
  • Uma "mãozada" de estopa.
  • 1 escova de dentes.
  • 2 escovas para lavar roupas pequena.
  • um saco de lixo.
  • jornais à vontade.
  • 1 par luvas de borracha.
  • Uma bacia de plástico com 15 cm de diâmetro, para mais ou menos, ou um balde.
  • Uma bisnaga com bico comprido com óleo 90.
  

corrente1- Lavar corrente, caraca! - Eu tinha que fazer isso, mas eu não gosto de lavar corrente. - É muito chato, você se suja todo, é uma lambança. Mas eu lavei!
A qrande maioria dos motociclistas se questiona sobre este tópico: Lavo a corrente ou mando lavar? Mas todos sabem que para uma perfeita sincronia do conjunto da transmissão, a corrente deve trabalhar sempre limpa - livre de areia, terra, etc - e bem lubrificada. Confesso que não há nada de traumatizante.
Primeiro, estacione a moto num lugar plano com o guidão travado. Em seguida empilhe os tijolos; 3, próximo à pedaleira da esquerda e 3 na direita sendo que neste último coloque 1 tarugo em cima de forma que fique bem próxima ao tubo que circunda o motor e a pedaleira. Vá para o outro lado e empurrei a moto até que a pedaleira, de maneira segura, encoste na madeira do outro lado e force até que a moto fique com a roda traseira livre do chão.

corrente2corrente4

Segurando com a mão esquerda a moto - ela fica bem leve - pegue com a mão direita a madeira e coloque em cima dos tilojos e deixe a moto descer.
corrente6
Pronto! Ela estará toda em cima de duas pilhas de tijolos e madeiras e com a roda livre.
corrente5
O processo de lavagem é simples: Primeiro recolha o descanço lateral senão a moto não pega. Engate a primeira marcha. Coloque algumas folhas de jornal debaixo da corrente. Calce as luvas. Pegue a escova de dentes "usada" com a mão esquerda e com a direita a garrafa de plástico com o diesel. Aponte o o bico da garrafa com o diesel para a corrente que passa na coroa e vá esguichando lentamente. Na parte de baixo onde a corrente "tende" a fazer uma barriga, coloque a escôva de dentes e pressione para baixo - pegue com firmeza para não escapar e machucar os dedos. Faça este procedimento por alguns segundos. Em seguida pegue a estôpa e no mesmo local da escôva vá enxugando e alternando o lado da mesma.
Você verá o quão suja estará a estopa com o grude da corrente. Repita o processo de esguichar o diesel por mais alguns segundos. Depois pegue as 2 escovas de lavar roupas e coloque 1 embaixo e a outra em cima da corrente, fazendo um sanduiche de corrente com escovas. Pressione e solte, pressione e solte. Isto fará com que as cerdas das escovas penetrem nos elos bem como na saliência das borrachinhas, caso as tenha, e retire a areia e outras incrustrações. Repita o processo de esguichar o diesel por mais alguns segundos e limpe-a com estopa.
corrente
Depois limpe as 2 escovas com diesel e retorne ao procedimento delas. Passados alguns minutos destes procedimentos você verá nitidamente o quanto de sujeira estará nos jornais e sua corrente terá uma tonalidade como a foto acima. LIMPA! Sua corrente está uma beleza.
Desligue a moto. Com o resto da estopa, caso sobre, limpe a balança, a coroa e outras partes onde a sujeira tenha ficado. Quando estiver limpo junte tudo e coloque no saco de lixo.
Ligue a moto novamente. Feito isso com a bacia de plástico ou balde cheio com água vá jogando generosamente na coroa e corrente, corrente e coroa. Dê uma acelerada, volte e jogue mais água. Este processo é para retirar o excesso de diesel pois pode ressecar as borrachinhas da corrente. Tudo limpo, ainda com a moto ligada, pegue a bisnaga com o óleo 90 e capriche na lubrificação mas não com excesso. Ou pode retirar a moto dos tijolos e seguir asdicas do Gugu.
Prazo para a execução: Tendo boa vontade, uns 30 minutos.
Dê preferência para um dia de sábado pela manhã. Após o serviço, moto lavada e linda, você pega a cachaça e os limões e faz uma caipirinha e de quebra toma umas cervejinhas para comemorar sua façanha. Mas não se esqueça que nunca deve pilotar a bonitona depois de ter ingerido bebida alcoolica. Good Job!
Paulo Candido é de Recife, PE e editor do site Vangelis - www.vangelis80.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário