quarta-feira, 26 de maio de 2010

1º Moto Ferros - 28,29 e 30


Pau dos Ferros é um município localizado no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, na microrregião de Pau dos Ferros, na Mesorregião do Oeste Potiguar e no Pólo Serrano.

De acordo com as estimativas realizadas em 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é de 27 809[5] habitantes. Área territorial de 262 km². Fica a 420 km da capital do estado, Natal.

Em 1733, por ocasião da morte do Coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana.

Mas foi Francisco Marçal, o grande pioneiro da história de Pau dos Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização que, em 1738, no núcleo populacional já existente ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser matriz de uma grande freguesia.

O nome Pau dos Ferros vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e consequentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas.
Principais pontos turísticos

• Açude público - Barragem de Pau dos Ferros
• Santuário de Nossa Senhora da Conceição
• Centro Cultural Joaquim Corrêa
• Obelisco - Monumento Histórico do Bicentenário da Paróquia
• Barravento
• Hotel Pousada do Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário