terça-feira, 27 de julho de 2010

27 de julho, dia nacional do motociclista


O que antes era um sonho, agora, cada vez mais é uma realidade. Nós, motociclista, temos uma data e muitas coisas a comemorar, mas nem sempre foi assim.

Em meados de 1998, pensei que deveríamos ter um dia que fosse só nosso, uma data para lembrarmos, comemorarmos, rememorarmos. Entretanto, algum tempo depois percebi que muito antes de mim já haviam pensado nisso. Pessoas diferentes, em lugares diferentes e por razões diferentes haviam tomado a iniciativa de fazer alguma coisa a fim de que uma data fosse estabelecida para que o dia do motociclista fosse comemorado. O problema é que isso resultou em muitas datas país afora, o que definitivamente não era bom.

Entendi, então, que a exemplo de outros dias, como o dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e dia das crianças, precisaríamos também ter uma única data. O que fazer então com tantas datas já estabelecidas. Resolvi pesquisar a razão pela qual cada data havia sido estabelecida, a fim de descobrir a mais nobre ou antiga. Depois de muito procurar, encontrei uma relevante informação, de que 27 de julho fora instituído em 1982 para homenagear um motociclista mecânico de motos, que havia falecido em 27 de julho de 1974. Sem dúvida, encontrara uma data criada com um propósito nobre e, ao mesmo tempo, era a data mais antiga que encontrei. Para mim, era satisfatório, levantei os detalhes da data em questão e passamos a trabalhar para que 27 de julho fosse estabelecido e reconhecido em todo o território nacional como o Dia Nacional do Motociclista.

Criamos, então, o Prêmio ABRAM de Motociclismo e a Semana do Motociclista no ano 2000. Não demorou muito, a Assohonda, entidade que congrega os concessionários Honda em todo o país, procurou-nos com o intuito de saber por que lutávamos para estabelecer a data de 27 de julho como Dia Nacional do Motociclista. Passamos à entidade as informações que dispúnhamos, e no ano seguinte, dava início à realização da Blitz Educativa Nacional, realizada em boa parte dos concessionários Honda do Brasil. Um ano mais tarde, toda a rede aderiu essa importante e relevante ação que, sem dúvida, ajudou a fortalecer essa nossa luta.

Atualmente, vemos motociclistas, motoclubes, entidades, órgãos públicos e empresas empenhados em realizar ações nessa data, e isso muito me alegra, independente de saberem ou reconhecerem a nossa iniciativa. O importante é que o motociclismo ganhou com isso. E para mim, é muito gratificante ver anúncios publicitários fazendo menção a esta data. É bom saber, por exemplo, que nessa data a cidade de Curitiba realizará um seminário sobre a segurança do motociclista no trânsito.

Dia desses, recebi a ligação de uma jornalista que estava fazendo uma série de matérias para uma rádio sobre o universo dos motociclistas, o que mudou, o que piorou e o que melhorou. Falei então da Resolução 285 do Contran, que alterou o processo de habilitação, melhorando a formação dos novos habilitados tanto para automóveis quanto para motocicletas. Falei sobre a Lei nº 12.009, que regulamentou atividade profissional dos motociclistas que atuam em atividade remunerada (entregas e retiradas). Lembrei da Lei que obriga os fabricantes de motocicletas a inserirem no veículo a antena corta cerol. Expliquei sobre a Resolução 350 do Contran, que estabeleceu o conteúdo do curso especializado para motociclistas profissionais (motofretistas e mototaxistas). Falei da Resolução do Contran que estabelece um cronograma para a inserção do freio ABS para motocicletas. Também me lembrei da nova lei municipal que estabelece a obrigatoriedade dos estacionamentos particulares receberem motocicletas. Mas, certamente por falta de tempo, deixei de falar de uma série de outras boas iniciativas que surgiram em todo o país em prol da segurança do motociclista no trânsito.

Por tudo isso, acredito piamente que temos, sim, muito a comemorar.

Feliz 27 de julho! Feliz dia nacional do motociclista e muitos anos de estradas!


Lucas Pimentel , 41 anos, é presidente da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, membro titular da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do CONTRAN.
Tel. (11) 3338-2872 (11) 3338-2872 ou 2771-5590
E-mail: pimentel@abrambrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário