quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dia do Motociclista

Por André Balbino (Goéla) Associação dos Motociclistas Solidários


Dia 27 de julho foi dia do motociclista, seria uma data para se comemorar mas ao refletir bem acredito que os únicos que tiveram motivos para comemorar foram os fabricantes e importadores de motos e acessórios já que o mercado vem em grande alta há bastante tempo. A cada ano novos recordes de vendas por conta de facilidades no financiamento e todas vantagens que a moto possui como baixo consumo de combustível, facilidade para estacionar, mobilidade no trânsito, etc...

Enquanto o mercado e os empresários do setor comemoram os recordes de vendas, nós motociclistas não temos o que comemorar, pois estamos vivendo um recorde de acidentes envolvendo motos nunca antes visto. É raro uma semana em que não venha uma noticia triste de um conhecido que se acidentou, conversando com um amigo esta semana perdemos a conta de quantos amigos perderam a vida ou quantos estão com seqüelas, é muita gente.

Os fabricantes querem vender, o governo quer os impostos e os motociclistas estão morrendo e ninguém esta ligando pra isso. A formação de um motociclista para se tornar habilitado é totalmente desatualizada, basta fazer um percurso decorado mostrando um pouco de equilíbrio com uma moto de pequena cilindrada que já esta habilitado a pilotar uma máquina de 1000cc que faz de 0 a 100KM em menos de 3 segundos e atinge 300km de velocidade final.

Estou aqui falando dos motociclistas mas com motoristas a coisa não é muito diferente não, a única solução seria transformar o tema “trânsito” em matéria escolar, seria muito mais útil para nós aprendermos em sala de aula como se usa corretamente o freio ou como se comportar ao se deparar com um buraco do que quem foi que começou a Guerra dos Farrapos ou quem descobriu o Suriname. Nada contra a história, mas acho que precisamos começar a pensar em nosso presente e no futuro, pois muitas pessoas estão deixando seus sonhos e até de construir sua própria história por conta de acidentes de trânsito.

André (Goéla)
Associação dos Motociclistas Solidários
motosolidario@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário