quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia Nacional do Motociclista


Nesta terça-feira (27/07) comemora-se o Dia Nacional do Motociclista. Hoje existem no país mais de 13 milhões de habilitados na categoria A, necessária para a condução de motos. Com o crescimento dessa categoria todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito têm desenvolvido ações que promovam a segurança desses condutores. No último ano, por exemplo, os motociclistas foram tema da Semana Nacional de Trânsito, que teve como slogan "Você e a moto: uma união feliz".

Em setembro passado, o Departamento Nacional de Trânsito promoveu em Brasília o I Seminário Denatran de Educação e Segurança no Trânsito cujo tema foi Motociclistas. O evento contou com a participação de vários especialistas na área de trânsito, condutores, representantes de motociclistas que exercem a atividade remunerada e órgãos de trânsito. Durante o seminário foram debatidas questões referentes à educação profissional, segurança, bem estar e qualidade de vida do motociclista.

As discussões ocorridas durante os dois dias de evento contribuíram para que o Contran estabelecesse a obrigatoriedade de protetores de escapamento para os veículos fabricados a partir de 01 de janeiro de 2009 e estabelecesse novas normas de segurança para o uso de capacete, assim como para as regras de transporte remunerado de carga em motocicleta.

A frota de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo somam quase 10 milhões de veículos, representando 21% da frota nacional. De acordo com dados do Denatran, em 2005 as motos estiveram envolvidas em 31% dos acidentes ocorridos no País. Em relação às vítimas fatais 12% foram motociclistas.

As campanhas para que esses números sejam reduzidos continuam sendo desenvolvidas, a intenção do Contran e do Denatran é melhorar a segurança desses condutores. Neste dia parabenizamos todos os motociclistas brasileiros e desejamos um trânsito cada vez mais seguro!



Assessoria de Imprensa - Denatran
TEL. (61) 3429-3349
imprensa.denatran@mj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário